top of page
  • Foto do escritorAndrologia

VARICOCELE

A varicocele ocorre quando as veias que drenam o sangue dos testículos se dilatam e se tornam tortuosas, criando uma espécie de "varizes" nos testículos. 




Acredita-se que ela esteja relacionada a um mau funcionamento das válvulas nas veias que drenam o sangue dos testículos. Essas válvulas geralmente impedem que o sangue flua de volta para os testículos, mas quando não funcionam adequadamente, o sangue pode se acumular e causar a dilatação das veias do plexo pampiniforme.


A varicocele é conhecida por afetar negativamente a quantidade e a qualidade dos espermatozoides produzidos pelos testículos. Acredita-se que isso ocorra principalmente devido ao aumento da temperatura testicular e à presença de substâncias tóxicas no sangue venoso que fica represado por mais tempo ao redor dos testículos.


Quando as veias testiculares estão dilatadas, o retorno do sangue venoso é comprometido, resultando em aumento da temperatura local. A elevação da temperatura testicular pode interferir na produção normal de espermatozoides e no funcionamento dos testículos. Além disso, este sangue represado nas veias dilatadas pode levar ao acúmulo de substâncias tóxicas, como radicais livres, que podem causar danos aos espermatozoides.


Essas alterações na temperatura e na composição do sangue podem levar a uma redução na quantidade e qualidade dos espermatozoides produzidos, incluindo uma menor motilidade e morfologia anormal. Esses fatores podem contribuir para a infertilidade masculina.


É importante ressaltar que nem todos os homens com varicocele irão ter problemas de fertilidade, mas a correção da varicocele por técnica microcirúrgica em homens com infertilidade pode melhorar as taxas de gravidez natural ou através de técnicas de reprodução assistida.


Portanto, se um homem apresenta varicocele, ela pode ser a causa da dificuldade em um casal ter filhos e é fundamental uma avaliação por Andrologista com experiência em infertilidade masculina.


A técnica microcirúrgica é a padrão e realizada com o uso de um microscópio cirúrgico de alta resolução, permitindo ao cirurgião uma melhor visualização das veias testiculares e uma intervenção mais precisa. Com auxílio do microscópio, é possível identificar as veias e realizar sua ligadura, preservando artérias, nervos e linfáticos, levando a menores índices de complicações, além de menores chances de retorno da varicocele.


Após a cirurgia, é comum observar um aumento na concentração de espermatozoides, bem como melhora na motilidade e morfologia. Além disso, a cirurgia também pode reduzir a fragmentação do DNA espermático, um fator que pode afetar a capacidade de fertilização dos espermatozoides.


A melhora no espermograma após o tratamento microcirúrgico da varicocele em geral ocorre em cerca de 60-70% dos pacientes em que a cirurgia é realizada por técnica microcirúrgica adequada, além de também ocorrer um sensível aumento nas chances de gravidez espontânea ou através de técnicas de reprodução assistida. Em muitos casos, os casais que anteriormente enfrentavam dificuldades para engravidar, podem alcançar uma gravidez após a cirurgia.


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROBLEMAS GENÉTICOS

Entendendo a Ligação Genética: A infertilidade masculina pode ser influenciada por vários fatores genéticos. Anormalidades nos...

DISFUNÇÕES HORMONAIS

O Que São Disfunções Hormonais? Disfunções hormonais ocorrem quando há um desequilíbrio nos hormônios produzidos pelo corpo. Nos homens,...

Comments


bottom of page