top of page
  • Foto do escritorAndrologia

HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA (HPB)

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), conhecida como aumento benigno da próstata, é uma condição muito comum e que se desenvolve à medida que o homem envelhece. Ela afeta aproximadamente metade dos homens com mais de 50 anos e quase 90% dos homens com mais de 80 anos.

Esse aumento da próstata pode resultar na compressão do canal da uretra, canal que transporta a urina da bexiga até o meio externo, resultando em sintomas relacionados à micção. Alguns dos sintomas são:

  • Perda da força do jato de urinário, ou seja, um jato mais fraco e fino;

  • Aumento na frequência urinária;

  • Jato intermitente, não contínuo;

  • Sensação frequente de desejo de urinar, mesmo após urinar;

  • Necessidade de urinar com frequência durante a noite.

Muitas vezes, os sintomas do aumento da próstata podem ser sutis e, por este motivo, passarem despercebidos pelo próprio paciente por alguns anos.

Em situações mais tardias, a retenção urinária completa (bloqueio total do fluxo de urina), sangramento urinário, formação de pedras na bexiga, infecções urinárias e até mesmo comprometimento renal devido ao esvaziamento inadequado da bexiga podem ocorrer. OPÇÕES DE TRATAMENTO

O tratamento deve ser personalizado e vai depender dos sintomas, do volume da próstata, entre outras particularidades individuais de cada paciente.

Quando o tratamento clínico não é uma opção, há a possibilidade do tratamento cirúrgico minimamente invasivo e com boas taxas de recuperação, além de tempo de internação reduzido.

As técnicas cirúrgicas mais avançadas para o tratamento minimamente invasivo da HPB são:


ENUCLEAÇÃO DA PRÓSTATA A LASER (HoLEP)

Com o auxílio de uma microcâmera que entra através da uretra, ou seja, sem cortes, o adenoma prostático é retirado através do auxílio de uma laser específico chamado Holmium laser que proporciona a enucleação da próstata que causa a obstrução ao fluxo urinário.

Após a enucleação do tecido prostático, o processo de obstrução é desfeito e a urina volta a passar normalmente através da uretra. É esperado uma melhora dos sintomas de obstrução ao fluxo urinário. FOTOVAPORIZAÇÃO DA PRÓSTATA POR LASER DE LUZ VERDE (GreenLight Laser)

Este método envolve a vaporização do tecido prostático em excesso. Um instrumento com microcâmera é inserido pelo canal da uretra. Uma fibra fina é usada para vaporizar o tecido prostático por meio do GreenLight Laser. Isso alivia a obstrução do canal uretral e há melhora dos sintomas causados pela obstrução prostática. Em comparação com os métodos tradicionais, essas abordagens oferecem vantagens como melhora mais consistente no fluxo urinário, menor tempo de internação, menos sangramento, menor risco de recorrência e recuperação mais rápida.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page