top of page
Foto do escritorAndrologia

FIMOSE | POSTECTOMIA

A postectomia é o termo médico utilizado para se referir à cirurgia de remoção do prepúcio, a pele que cobre a extremidade do pênis.


A operação pode ser realizada em diferentes idades, desde bebês recém-nascidos até homens adultos, dependendo das razões e necessidades específicas.


Os motivos para a realização da postectomia podem incluir:


Higiene: A remoção do prepúcio pode facilitar a higiene genital, pois a área exposta é mais acessível para limpeza. Isso pode ajudar a prevenir o acúmulo de sujeira, bactérias e secreções, reduzindo o risco de infecções e irritações.


Fimose ou balanopostites: A postectomia pode ser realizada por algumas situações específicas, como tratamento da fimose (dificuldade ou impossibilidade em retrair o prepúcio), infecções recorrentes, balanopostite (inflamação da glande e do prepúcio) ou outras condições que não respondem a tratamentos locais.


Prevenção de Infecções: Algumas evidências sugerem que a postectomia pode reduzir o risco de infecções do trato urinário e doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV.


A balanopostite de repetição é o principal motivo da indicação da cirurgia no adulto.


A balanopostite é a inflamação da glande (cabeça do pênis) e do prepúcio (pele que cobre a glande). Pode ser causada por vários fatores, sendo o mais comum infecções fúngicas. Algumas situações aumentam as chances do surgimento destes quadros como o calor, umidade, pacientes com Diabetes ou que tenham uma dieta rica em carboidratos ou açúcar.


Quando a balanopostite ocorre com frequência e incomoda o dia a dia, pode ser considerada a opção de postectomia com altas taxas de sucesso (mais que 90%) na resolução deste problema.


A cirurgia é dolorosa


A cirurgia é geralmente realizada sob anestesia local ou sedação, o que significa que a dor durante o procedimento é mínima. Algum desconforto e dor leves são normais durante a recuperação, mas podem ser facilmente manejados com analgésicos.


Quanto tempo leva para se recuperar? 


O tempo de recuperação pode variar e é sugerido repouso e cuidados locais de higiene por cerca de 5 a 7 dias. A cicatrização completa ocorre ao redor de 30 dias. Durante esse período as relações sexuais e exercicios físicos intensos não devem ser realizados. 

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page