A disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, é a incapacidade persistente de obter ou manter uma ereção suficiente para uma relação sexual satisfatória. É uma condição comum e pode afetar homens de todas as idades. A causa dos problemas de ereção podem ser desde causas físicas, hormonais ou até mesmo psicológicas.
Os principais motivos são:
Problemas cardíacos (coronarianos): Problemas quanto ao fluxo de sangue para nutrir o coração podem também ter relação com problemas de ereção. O motivo é que as placas de colesterol (aterosclerose) que pode existir no coração, nas artérias coronárias, levando a redução de fluxo de sangue no coração, também podem existir no pênis.
Diabetes: A diabetes pode danificar os vasos sanguíneos e nervos, o que pode levar à disfunção erétil.
Obesidade: O excesso de peso está associado a uma maior probabilidade de problemas de ereção, devido aos seus efeitos sobre a circulação e a saúde cardiovascular, além de predispor a diabetes e outros problemas.
Distúrbios hormonais: Baixos níveis de testosterona ou desequilíbrios hormonais podem afetar negativamente a função erétil.
Ansiedade e estresse: Preocupações, ansiedade de desempenho e estresse emocional podem interferir na capacidade de obter e manter uma ereção.
Problemas de relacionamento: Conflitos ou problemas no relacionamento podem ter um impacto negativo na função erétil.
O tratamento da disfunção erétil depende da causa subjacente. Em muitos casos, uma combinação de abordagens pode ser utilizada::
Mudanças no estilo de vida: Melhorar a alimentação, fazer atividade física regularmente, perder peso e reduzir o consumo de álcool e cessar o tabagismo pode ajudar a melhorar a função erétil.
Terapia sexual: A terapia sexual ajuda e muito na melhora da ereção, principalmente quando questões emocionais estão associadas.
Medicamentos: Os inibidores da fosfodiesterase tipo 5 é uma das opções mais prescritas e tem por objetivo aumentar o fluxo sanguíneo para o pênis.
Terapia de reposição hormonal: Se os níveis de testosterona estiverem baixos, a terapia de reposição hormonal pode ser considerada e nesses casos também pode ajudar a melhorar a ereção já que o pênis tem receptores para testosterona.
Terapia com Injetáveis Penianos : medicamentos injetáveis diretamente no corpo cavernoso (no interior do pênis) também são uma opção de tratamento nos casos em que a medicação oral não funciona. Estes medicamentos são vasodilatadores, de maior potência que a medicação oral e o paciente pode ter ato sexual minutos após a aplicação.
Implante de Prótese Peniana : Em casos não responsivos às medicações orais ou aos injetáveis penianos, uma opção é a colocação da prótese peniana no interior dos corpos cavernosos (no interior do pênis) que proporcionam rigidez para penetração.
Prótese Peniana
A prótese peniana é um dispositivo implantável usado para tratar a disfunção erétil. É uma opção para homens que não respondem a outras formas de tratamento, como medicamentos orais e injeções penianas.
O objetivo da prótese é fornecer rigidez axial ao pênis, permitindo a realização de atividades sexuais. Com ela o homem consegue ter atos sexuais prazerosos com a manutenção do orgasmo e ejaculação (se ela ainda existir).
Existem dois modelos de próteses disponíveis, as maleáveis e as próteses infláveis.
A prótese peniana maleável é composta por hastes flexíveis e maleáveis que são implantadas nos corpos cavernosos do pênis. Quando não está em uso, o pênis permanece em um estado semi rígido, o que pode ser discretamente ajustado para cima ou para baixo conforme necessário para a atividade sexual.
A ilustração acima é de um modelo de prótese maleável.
As próteses penianas maleáveis são fáceis de manusear e apresentam uma alta taxa de satisfação pelos pacientes.
A prótese peniana inflável tem por objetivo fornecer uma ereção e rigidez axial para o ato sexual. Da mesma forma como a prótese meleável, o homem consegue ter atos sexuais prazerosos com a manutenção do orgasmo e ejaculação (se ela ainda existir).
A prótese peniana inflável é composta por três componentes principais:
Cilindros: Dois cilindros flexíveis e infláveis são implantados nos corpos cavernosos do pênis. Esses cilindros são preenchidos com um fluido quando o paciente deseja obter uma ereção.
Bomba (PUMP): Uma pequena bomba é implantada na bolsa escrotal do paciente. Ao apertar a bomba manualmente, o fluido é transferido do reservatório localizado na região abdominal para os cilindros implantados no pênis, o que faz com que o pênis fique rígido e ereto.
Reservatório: O reservatório de fluido é implantado no abdômen do paciente, geralmente próximo à bexiga. Ele armazena o fluido quando o pênis não está ereto e libera o fluido para os cilindros quando a bomba é ativada.
Ilustração da prótese peniana inflável As próteses infláveis também possuem uma alta taxa de satisfação pelos pacientes, porém com um custo bem mais elevado quando comparado às próteses maleáveis.
Vou ter orgasmos após o Implante de Prótese Peniana?
A capacidade de ter orgasmos após um implante de prótese peniana geralmente não é afetada. A prótese peniana não afeta as terminações nervosas do pênis e também não afeta as sensações de prazer e orgasmo. Portanto, a capacidade de sentir prazer e atingir o orgasmo deve permanecer intacta. Porém em alguns pacientes isso pode levar alguns meses de adaptação para acontecer.
Minha parceira vai sentir diferença no ato sexual após o Implante ?
As próteses penianas são projetadas para restaurar a capacidade de ter uma ereção funcional. No entanto, a sensação e o estímulo podem ser diferentes em comparação com uma ereção natural. Algumas parceiras podem notar uma diferença nas sensações a princípio. É importante ter uma comunicação aberta e honesta com a sua parceira sobre o implante da prótese peniana. Discutir as expectativas, preocupações e sentimentos mútuos pode ajudar a criar um ambiente de apoio e compreensão.
Quais são as vantagens de um Implante de Prótese Peniana ?
A principal vantagem de uma prótese peniana é que ela permite recuperar a capacidade de ter uma relação sexual sempre que o paciente estiver com vontade , o que pode melhorar significativamente a qualidade de vida sexual.
Para muitos homens, a disfunção erétil pode causar ansiedade, depressão e estresse, afetando negativamente a saúde mental e a autoestima. O implante de prótese peniana pode ajudar a restaurar a confiança pela retomada da vida sexual.
Comments